Páginas

Ajude a manter esse blog

segunda-feira, maio 15, 2006

Fala Mulher!, de Graciela Rodriguez e Kika Nicolela (SP, 80 min), foi o ganhador da mostra Cine Esquema Novo, que rolou em POA de 8 a 14 de maio. (Palmas para o folder maravilhoso, com um pássaro a bico de pena abrindo um coração! Pena ser tão confuso o folder!)

O filme é a fala de muitas mulheres negras, do morro, etc. etc. Cada personagem! Cheias de dignidade, bravura, problemas, amarguras... Duas delas se destacam. Uma senhora cinquentona que foi vedete cantante em Barcelona e Argentina, e agora retorna ao morro. Outra uma ex-mulata do Sargenteli, que agora comanda a moçada passista na Verde e branco.

Momentos clímax: pais violentos ou traidores, questão do emprego, racismo...(sim, há racismo no Brasil: é sobre “ah, preto tem mais é que ser favelado!”)
A mensagem do filme se resume numa fala de uma moça: “tenho vergonha dos políticos do Brasil não darem educação pro povo...”

Podia ser mais curto. 80 minutos acaba sendo muito... Quatro senhoras se levantaram...mais uma das coisas em que penso: “menos é mais”...
Parabéns para a ranhura dos letreiros, bem desarrumados, e para os desenhos bem rascunhados...

É uma idéia simples, mas fica um gosto de “bah, o povo brasileiro...

Um comentário:

Anônimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»